Fisioterapeuta trata o movimento

Alterações de movimento ou distonias cinestésicas, tem sido um grande problema de saúde da humanidade.

Cada vez mais, nos afastamos de um modelo ideal de movimentos naturais, que adquirimos evolutivamente, através de exigências diárias. Isso se explica pelo avanço da tecnologia na sociedade e ambiente contemporâneo onde vivemos. O conforto em demasia, nos desfavorece mecanicamente, seja pelo modelo cultural, como a cadeira que nos é sugestionada para sentar e acompanhar as aulas desde a infância, ou as inúmeras comodidades que nos são ofertadas diariamente, que certamente facilitam a vida de qualquer ser humano, porém, tem contribuído ativamente para uma verdadeira pandemia de disfunções do movimento.

Na BPro, avaliamos diariamente indivíduos com inúmeras alterações cinético-funcionais, como movimentos imprecisos e insuficientes , cujas alterações de movimento podem levar a patologias.

O grande desafio do Fisioterapeuta, na análise de um paciente com um diagnóstico “pronto”, é apontar o tratamento a partir de uma análise global, e não somente se basear em uma primeira queixa, ou seja, levando em consideração inclusive, todos os fatores biopsicossociais envolvidos. A visão da BPro Fisioterapia busca atender todos os sistemas de movimento humano, como cardíaco, digestório, musculoesquelético, nervoso, etc. Para nós, observar o corpo como uma unidade é o grande objetivo de todo um ciclo de tratamento. É exatamente por isso, que utilizamos exercícios terapêuticos funcionais, os quais promovem a integração necessária, uma vez que os sistemas de movimento são interdependentes.

Objetivando uma melhor compreensão de nossa visão, citamos como exemplo, um movimento disfuncional na cintura escapular, o qual pode ter sua origem atribuída a uma disfunção de quadril ou ainda, pelo próprio estresse diário, que acarreta tensões no músculo trapézio. Se não avaliarmos o contexto como um todo, facilmente perdemos fatores importantes para o desfecho de um tratamento bem sucedido. Acreditamos que uma abordagem integrada de movimento somada a exercícios terapêuticos, aumenta e muito, a inteligência cinestésica que temos perdido com a constante agitação da vida cotidiana.

 Podemos afirmar que a BPro Fisioterapia, juntamente com a BPro Treinamento, trabalham para proporcionar a qualidade de vida que todos almejamos, através do resgate e melhoria contínua da qualidade de movimento de nossos alunos e pacientes.

Manoela Maneghetti – Fisioterapeuta BPro