CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL BAREFOOT TRAINING SPECIALIST - BPro Cursos

CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL BAREFOOT TRAINING SPECIALIST

O complexo do pé é um dos mais importantes componentes do sistema musculoesquelético. Base para a eficiência do movimento, ele é responsável pelo início da transmissão de força dos membros inferiores para os superiores, além de ser o único ponto de contato entre o corpo e o solo, permitindo a adequada distribuição das cargas inerciais e gravitacionais durante a marcha humana. Porém, mesmo desempenhando um papel crítico na estabilização durante o movimento dinâmico, o pé parece ser a área mais negligenciada do corpo quando se trata de lesões e disfunções do movimento. Anormalidades no pé podem causar distribuição irregular das cargas impostas ao sistema musculoesquelético e determinar adaptações compensatórias que impõem demandas excessivas em diversas estruturas dos membros inferiores, favorecendo o surgimento de patologias insidiosas, como fraturas por estresse ou dor patelofemoral.

Neste momento ainda não temos datas disponíveis para este evento. Para ser notificado assim que abrir a agenda, clique no botão abaixo.

Temos sofrido um aumento de problemas relacionados a joelho e quadril os quais poderiam ser mais facilmente detectados e tratados ao passo que ampliamos nosso entendimento sobre a complexidade neuromiofascial do pé.

Com o objetivo de avançar na compreensão do complexo do pé, suas conexões com o cérebro e todo corpo, a BPro traz pela primeira vez ao Brasil a CERTIFICAÇÃO BAREFOOT TRAINING SPECIALIST (BTS) Level 1 e Level 2. Presente em mais de 35 países e traduzida para 12 idiomas, esta certificação foi desenvolvida para apresentar as mais recentes pesquisas científicas sobre o treinamento com pés descalços relacionadas à restauração da função do pé, exercícios corretivos e desempenho atlético. Entenda como o treinamento com os pés descalços pode alterar a estrutura dos pés, melhorar os padrões de ativação neuromuscular e reforçar padrões de movimento integrados à extremidade inferior, reduzindo drasticamente os riscos de lesões, através de um conteúdo rico e desafiador que estabelece sólidas bases de anatomia, fisiologia, biomecânica e neurologia, permitindo ao aluno compreender os mecanismos da marcha e do movimento corporal em sua integralidade.

Desenvolvida pela doutora em medicina podiátrica, mestra em movimento humano e fundadora da Evidence Based Fitness Academy (EBFA) – Instituto de educação continuada criado para fornecer currículo científico baseado em pesquisa para profissionais das áreas da saúde e fitness, Emily Splichal já destinou mais de 16 anos de sua carreira médica ao estudo do alinhamento postural e do movimento humano relacionados à ciência do treinamento descalço, conexões do pé com o centro do corpo e com o solo.

Level 1

Nossos pés são verdadeiros mecanismos de feedback que constantemente cobrimos calçando-os e mascarando uma importante ferramenta de resposta que o corpo disponibiliza. Por isso, o Level 1 parte da evolução do pé humano, passando pelas ciências básicas, da anatomia e biomecânica do membro inferior à neurofisiologia do cérebro e dos sentidos, a fim de entender completamente como o corpo produz o movimento. 

O seminário dará a todos os participantes avaliações precisas (cadeia cinética aberta e cadeia cinética fechada) para descobrir as disfunções do pé que levam a disfunções de movimento e patologias.

Todos os aspectos dos exercícios terapêuticos, estratégias corretivas e ferramentas de treinamento também são abordadas.

FOCO: estabilidade

  • Conexão centro do corpo-pé;
  • Introdução à anatomia e biomecânica do pé e tornozelo;
  • Avaliações de pé em cadeia aberta e cadeia fechada;
  • Função do pé e trajetos miofasciais;
  • Pés descalços;
  •  E mais +

Level 2

Nosso pé dita a maneira como nosso corpo responde e reage a cada movimento de cadeia fechada, incluindo caminhar, agachar e pular. Por isso, no level 2 nos aprofundamos na biomecânica do pé, eficiência do movimento e transferência de energia no que se refere à marcha. Todos os participantes aprenderão técnicas de avaliação cinemática e inúmeros testes aplicados a marcha e a corrida com foco na eficiência do movimento. 

FOCO: eficiência / resistência 

  • Biomecânica avançada do pé, incluindo o hálux e o primeiro arco;
  • Fases do ciclo da marcha;
  • Técnicas de avaliação: caminhar e correr;
  • Resposta a carga;
  • O efeito “mola” e transferência de energia elástica;
  • E mais +

Palestrante: Dr. Federico Luzi – Diretor Global de Educação da EBFA (Evidence Based Fitness Academy)

Carga Horaria: 30 horas